O Doppler Arterial e Venoso é um tipo de ultrassonografia que permite determinar a velocidade e o sentido da circulação sanguínea. É utilizado para identificar a presença de obstruções nas veias e artérias (aterosclerose), obstruções congênitas, aneurismas e diversos tipos de doenças vasculares.

Imagem Doppler arterial e venoso

Indicação

O exame é muito utilizado no diagnóstico de varizes, tromboses venosas, aneurismas, doenças arteriais obstrutivas periféricas (membros inferiores) e doença carotídea (AVC).

Procedimento

Um aparelho semelhante a uma lanterna é deslizado manualmente sobre a pele, emitindo ondas sonoras inaudíveis pelo ouvido humano. Essas ondas são captadas de volta em forma de ecos, que são emitidos pelas hemácias e são transformados em imagens.

O procedimento não é invasivo e não causa dor. Possui um tempo médio de duração entre 30 e 60 minutos e dispensa qualquer tipo de preparação ou indicação prévia, além de não causar efeitos secundários.

Dra. Tassiane Horvatich

Dra. Tassiane Horvatich

Médica pela Universidade de Ribeirão Preto, com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular pelo Hospital Beneficência de Ribeirão Preto.

Veja o currículo completo da Dra.